VOLTAR

Índios tem 9,8 milhões em munições no Xingu

O Globo (Rio de Janeiro-RJ)
03 de Abr de 1984

Em Cuiabá, o comandante da Polícia Militar do Mato Grosso, Coronel José Silvério da Silva, declarou que os Kayapó Metyktire estão preparados para a guerra, pois antes de sequestrarem a balsa que faz a travessia do Rio Xingu, eles compraram na cidade de São José do Xingu Cr$ 9,8 milhões em munições, além de grande quantidade de mantimentos. Por este motivo, o Coronel se manifestou preocupado com um possível conflito, caso a comunidade indígena decida por invadir as fazendas.
Em Brasília, cerca de 300 líderes indígenas se reuniram para o II Encontro Nacional dos Povos Indígenas e assinaram uma carta ao Presidente Figueiredo, pedindo a substituição imediata de Otávio Ferreira Lima da presidência da Funai por alguém que tenha sensibilidade pelas questões sociais e pela particularidade da questão indígena.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.