VOLTAR

Índios têm 12 horas para deixar prédio da Funasa

A Crítica - www.acritica.com.br
27 de Nov de 2008

A Justiça Federal deferiu, ontem, no final da tarde, liminar de reintegração de posse do prédio da coordenação regional da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), ocupado desde segundafeira por indígenas.

Conforme decisão da juíza Marília Gurgel Rocha de Paiva e Sales, os mais de 300 indígenas terão 12 horas para desocupar pacificamente o prédio, a contar da chegada do Oficial de Justiça no local. Não foi divulgado o horário em que o Oficial de Justiça iria à sede da Funasa. O despacho da juíza foi entregue ao coordenador regional da Funasa, Pedro Paulo Coutinho, que não cedeu cópia do documento à imprensa.

A ocupação do prédio aconteceu na manhã da última terça-feira. Segundo as lideranças indígenas, o prédio, até ontem, já havia recebido mais de 400 indígenas de etnias diferentes, vindos de vários municípios do Estado, "para dar apoio". Somente ontem, mais 80 indígenas desembarcaram no porto da Ceasa, vindo de cidades como Manaquiri e Careiro Castanho. No local também há muitas crianças.

Sem conversa

Desde que houve a ocupação, Pedro Paulo Coutinho optou por não dar declarações à imprensa, apesar das inúmeras tentativas dos jornalistas. Segundo as assessorias de comunicação da Funasa, em Brasília, Coutinho também não está disposto a conversar com os indígenas. O indígena Raimundo Mura, uma das lideranças da mobilização, disse que os ocupantes não pretendem sair do prédio mesmo com a liminar. Nesta quinta-feira, eles entrariam com uma nova liminar para recorrer da decisão de ontem.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.