VOLTAR

Índios suspeitos de homicídio são presos

O Globo, País, p. 8
01 de Fev de 2014

Índios suspeitos de homicídio são presos
Crime provocou revolta no Amazonas; operação policial teve 400 agentes

A Polícia Federal (PF) em Rondônia informou ontem que cinco índios da etnia Tenharim estão presos sob acusação de envolvimento no desaparecimento e no assassinato de três homens na BR-230 (Transamazônica), no sul do Amazonas, no dia 16 de dezembro de 2013. Eles foram detidos na aldeia e também são suspeitos de ocultação de cadáver. A operação teve a participação de 400 homens da PF, do Exército, da Força Nacional e da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Eles foram encaminhados à Penitenciária de Médio Porte (Pandinha) em Porto Velho. As informações são do site G1.
Ainda segundo a nota da PF, as investigações percorreram aproximadamente 250 hectares, e peças do veículo usado pelos desaparecidos foram encontradas dentro da terra indígena. Além disso, foram usados cães farejadores, testemunhas indígenas e não indígenas foram ouvidas, e perícias foram realizadas. Os cadáveres não foram encontrados.
O desaparecimento dos três homens gerou revolta na população dos municípios de Humaitá e Apuí, e no distrito de Santo Antônio do Matupi, durante o Natal. Os manifestantes chegaram a atear fogo em carros e barcos, nas sedes da Fundação Nacional do Índio (Funai) e em antigas instalações da Funasa.

O Globo, 01/02/2014, País, p. 8

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.