VOLTAR

Índios se organizam em associações

A Tribuna-Rio Branco-AC
27 de Jul de 2003

Os povos indígenas do Acre estão procurando se organizarem cada vez mais como forma de conquistarem melhores condições de vida, no seu próprio habitar. As aldeias aos poucos vão se transformando em associações. Esse é o caso dos índios da região do Iaco e Purus, que já dispõem de saneamento básico e de escolas implantados pelo governo do Estado nas próprias aldeias. Neste final de semana, 26 representantes da etnia Jaminauá reunidos no núcleo do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Sena Madureira participam de uma oficina de associativismo.

As informações de como trabalhar em grupo visam fortalecer a organização da comunidade indígena que por causa da ocupação do povo branco foi empurrada para as cabeceiras dos rios. O chefe do posto da Funai em Sena Madureira, José Correa, que é servidor público e pertence à etnia Jaminauá, disse que a organização dos índios é uma alternativa oferecida pelo governo do Estado e que está sendo bem-aproveitada. Ele lembrou ainda que a oficina, que acontece desde a última quinta-feira e se encerra neste domingo, é promovida pela Seater, através da Secretaria Extraordinária do Meio Ambiente, e que entre outras atividades os índios aprendem tudo sobre como montar uma organização comunitária, além de outras atividades.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.