VOLTAR

Índios se mobilizam no Oeste

Diário Catarinenses-Florianópolis-SC
Autor: DARCI DEBONA
10 de Nov de 2005

Ato bloqueia uma estrada

Uma nova mobilização indígena começou ontem na região Oeste, em Abelardo Luz. Um grupo Kaingangue, que vive numa área de nove hectares, no Bairro São João Maria, bloqueou a estrada de acesso a Linha Imbu.

A estrada que passa pelo bairro é utilizada por agricultores quando vão à cidade. Agora, eles são obrigados a usar desvios por meio das lavouras.

Os índios reivindicam a demarcação de 1.963 hectares para criação da reserva de Toldo Imbu, de acordo com Cleber Busatto, do Conselho Indigenista Missionário (Cimi).

O processo para publicação da portaria declaratória, reconhecendo a área como indígena, foi para o Ministério da Justiça, em dezembro de 2002. Depois disso, o ministério pediu novas informações à Fundação Nacional do Índio (Funai), e o processo retornou três ou quatro vezes.

O bloqueio ocorreu próximo ao local onde foi morto o presidente do Sindicato Rural de Abelardo Luz, Olices Stefani, em fevereiro de 2003. Stefani havia chegado próximo ao bloqueio e foi atingido por disparos de arma de fogo.

Em Seara, um outro grupo Kaingangue continua ocupando uma casa na Linha Gramado, desde segunda-feira.

Ampliação de área é a reivindicação

Eles querem a ampliação da área de Toldo Pinhal, de 880 para 4,8 mil hectares. Não havia mais moradores na residência, mas o proprietário Ademir Jung pediu a reintegração de posse.

Ontem foi realizada audiência na Justiça Federal de Concórdia. Como não houve acordo, uma nova reunião foi marcada para amanhã, às 17h. O cacique Lauri Alves disse que o objetivo da mobilização também é pressionar o Ministério da Justiça para publicar a portaria declaratória.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.