VOLTAR

Índios são presos por incendiar ônibus em Mato Grosso do Sul

Campo Grande News-MS
01 de Abr de 2002

Oito índios terenas estão presos no município de Costa Rica, no Mato Grosso do Sul, sob acusação de terem depredado e incendiado um ônibus. O soldado da Polícia Militar, Aroldo Lima, disse que os índios são moradores das aldeias urbanas em Campo Grande "Marçal de Souza" e "Che Roga Mi", e também da aldeia Limão Verde, em Aquidauana. Eles fazem parte de um grupo contratado para fazer o trabalho de limpeza (capina) em uma lavoura de algodão.

Por volta das 3h de hoje, os índios teriam confundido um ônibus que transporta trabalhadores da cidade para a zona rural com o veículo que é usado pelo contratante para transportar os índios até a lavoura. Eles renderam o motorista e o levaram juntamente com o ônibus até o Clube 5 Irmãs, onde estão abrigados e lá passaram a destruir o veículo atirando pedras nos vidros e depois usando machados quebraram as cadeiras e ao final atearam fogo.

Quatro índios estão no Fórum de Costa Rica enquanto outros quatro índios e um homem branco que mora na aldeia, estão na delegacia de Polícia Civil. Eles alegaram que decidiram destruir o veículo em razão do não cumprimento da proposta de trabalho. Os índios receberam a promessa de que receberiam R$ 20 por dia, mas no local ficaram sabendo que o valor era de apenas R$ 5 por dia.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.