VOLTAR

Índios são acusados de cobrar pedágio em estrada do Mato Grosso

Só Notícias - www.sonoticias.com.br
24 de Jul de 2008

Índios da aldeia Tatuí, no município de Juara (300 km de Sinop), no Mato Grosso, apreenderam 56 cabeças de gado de um caminhão da fazenda Agrotep, que faz divisa com a terra indígena, como forma de pagamento de um acordo feito em 1976, entre os indígenas e o fazendeiro, que permitia carros e caminhões da fazenda usar a estrada que passa dentro da reserva indígena.

Segundo o cacique Kavaí Katu Kayabi o "pedágio" nunca foi pago e os índios resolveram apreender o gado, ficando com 15 cabeças, liberando o restante. Os indígenas exigem que até 16 de julho de 2009 a estrada seja desviada de dentro da aldeia, caso contrário, novos acordos terão que ser feitos.

A advogada da fazenda, Sílvia Giraldelli, disse à Rádio Tucunaré, que "o que esta em jogo é o direito de ir e vir, pois a estrada foi construída antes mesmo de ser decretada a ampliação da reserva no ano de 1973".

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.