VOLTAR

Índios retomam mais uma fazenda no extremo sul

A Tarde-Salvador-BA
11 de Set de 2002

A retomada de mais uma propriedade no entorno do Parque Nacional do Monte Pascoal e o fechamento da sede da administração regional da Funai, em Eunápolis, marcaram as ações da Frente de Resistência Pataxó e do Consellho Regional de Caciques para pressionar a Fundação Nacional do Índio a emitir, o mais rápido possível, o parecer do Grupo Técnico, que delimita o território indígena na região.
O laudo do GT é esperado há três anos e agora, índios e movimentos sociais ligados à causa, como CIMI, ANAÍ, vêem neste laudo, da antropóloga Maria do Rosário de Carvalho, o único meio de evitar um confronto entre índios e proprietários rurais, com consequências irreparáveis para os dois lados.
A gravidade da situação em Monte Pascoal é um indício do que pode acontecer. Depois da
retomada, na semana passada, de uma fazenda na região do Prado, o clima já era tenso. Com a nova retomada, na tare de segunda feira, da propriedade do fazendeiro Mauro Rossoni, no entorno do Parque, a região se tornou um "barril de pólvora" prestes a explodir.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.