VOLTAR

Índios relatam dificuldades a Maggi

Diário de Cuiabá-Cuiabá-MT
Autor: MÁRCIA RAQUEL
24 de Out de 2003

Caciques do Parque Nacional do Xingu entregam ao governador carta de reivindicações

Antes de instalar o governo itinerante, Blairo Maggi foi recebido com muitas saudações pelos índios no Parque Nacional do Xingu

Representantes dos povos indígenas do Parque Nacional do Xingu cobraram atenção do governador Blairo Maggi (PPS) para as questões ambientais e fundiárias. Na audiência realizada ontem, durante o governo itinerante, eles entregaram uma carta de reivindicação ao chefe do Executivo.

A comitiva do governador, composta por secretários, prefeitos e deputados, pousou no posto Leonardo Vilas Boas, no coração do Xingu. No local, uma espécie de sede administrativa do Parque, o governador foi recebido pelos caciques Aritama Yawalapiti e Kuiussi Suiá. "Nós queremos que vocês se virem para o nosso lado, por que os problemas de Mato Grosso devem ser resolvidos em Mato Grosso", disse o governador ao cumprimentar os representantes indígenas.

Em seguida a comitiva seguiu para a aldeia Yawalapiti (Tribo de Coco), onde foi realizada a audiência entre as lideranças indígenas e a equipe do Executivo. Depois de assistir a "Dança dos Espíritos", uma espécie de demonstração de alegria e boas vindas, a comitiva ouviu as reclamações, críticas e necessidades dos povos do Xingu.

Ninguém foi poupado. Os prefeitos dos 11 municípios que circundam o Parque, o governador e sua equipe receberam críticas em relação ao tratamento destinado aos indígenas. "Você fala que não gosta dos índios e que vai pegar metade da terra deles", disparou o cacique Suiá. "Será que você está querendo terra só para o seu povo branco plantar? Eu também preciso de terra para o meu povo", enfatizou frente a frente com o governador.

O governador Blairo Maggi, respondendo ao cacique Suiá, fez questão de frisar que nunca falou em redução das terra indígenas. "Eu sou contra a ampliação das reservas, mas sempre defendi que as reservas atuais fossem respeitadas e não sofram invasões", explicou.

A expansão das plantações de soja na região ribeirinha também foi reclamação de todos os representantes indígenas. "Os brancos fazem muita roça na beira do rio e jogam o veneno na água", disse o cacique Aritama Yawalapiti. Na sequência, o pajé da aldeia apontou sobre a necessidade do governador alertar os prefeitos sobre esse perigo, que atinge principalmente as cabeceiras dos rios, alertando ainda que o Ibama e a Polícia não fazem a fiscalização necessária.

Depois de ouvir todas as reivindicações, o governador avaliou como positiva visita ao Parque Nacional do Xingu e afirmou que, por meio da Superintendência de Ouvidoria Indígena, criada recentemente, irá tomar providências em ralação às questões apresentadas, principalmente no que diz respeito na questão da contaminação dos rios e na recuperação das matas ciliares.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.