VOLTAR

Índios reclamam de atendimento na área da saúde em Resplendor, MG

G1 - http://g1.globo.com/
Autor: Diego Souza
24 de Out de 2012

Segundo os indígenas, 5 pessoas deixaram de ser atendidas nesta quarta.
Cerca de 25 índios estiveram na delegacia de Valadares nesta 4ª feira.

Representantes da tribo indígena Krenak, da cidade de Resplendor, no leste de Minas, estiveram na tarde desta quarta-feira, 24, na delegacia da Polícia Federal (PF) em Governador Valadares, também no leste mineiro. Aproximadamente 25 índios estavam no local.

Os índios foram até a delegacia para fazer uma denúncia: segundo eles, a prefeitura de Resplendor teria retido o veículo que presta serviço de saúde à tribo.

O delegado da Polícia Federal, Cristiano Campidelli, recebendo a reivindicação dos índios, disse que a PF entrou em contato com o secretário de saúde de Resplendor. "Ele se comprometeu que nesta quinta-feira esse veículo voltará ser utilizado para fazer o transporte de indígenas para o posto de saúde, para o hospital e também o transporte dos funcionários que trabalham no posto de saúde dentro das aldeia Krenak, em Resplendor", afirma o delegado.

De acordo com Campidelli, uma reunião junto ao Ministério Público Federal está agendada para a esta sexta-feira (26), às 15h. Na ocasião serão discutidas questões relacionadas a saúde na tribo.

Douglas Krenak, indígena da tribo, diz que a falta de atendimento nesta quarta-feira causou indignação. "Mais de cinco pessoas que necessitavam de atendimento não foram atendidas, entre elas uma criança de dois anos que chegou ao hospital desmaiada. Isso gerou indignação na aldeia", conta.

O indígena diz que na reunião marcada para esta sexta-feira a tribo quer saber porque o município de Resplendor está se negando a atendê-los, já que dar esse atendimento a população indígena é uma obrigação constitucional.

"O delegado nos atendeu muito bem e fez contato com o secretário que prometeu retomar as atividades normalmente a partir desta quinta-feira. Isso ficou registrado em ata. Caso não aconteça vamos novamente recorrer ao delegado", diz Leumir Cecílio de Souza, cacique da tribo.

Precaução

Para evitar que outra invasão como a que ocorreu na sede da Fundação Nacional do Índio (Funai) na última quinta-feira, 18, se repetisse, a Polícia Militar foi acionada para garantir a segurança da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), na Avenida Piracicaba, no bairro Ilha dos Araújos. A PM ficou de sobreaviso para evitar um possível tumulto.

http://g1.globo.com/mg/vales-mg/noticia/2012/10/indios-reclamam-de-aten…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.