VOLTAR

Índios reclamam de apreensão de artesanato

Zero Hora-Porto Alegre-RS
Autor: NILSON MARIANO
03 de Mar de 2004

Ao apreender mercadorias piratas em prédio, fiscais da Smic levaram produtos produzidos pelos caingangues

Índios caingangues podem ficar em pé de guerra contra a Secretaria da Produção, Indústria e Comércio (Smic). Na sexta-feira, ao apreender mais de 150 bancas contendo mercadorias piratas ou contrabandeadas em um edifício no Centro, os fiscais da Smic recolheram também artesanato indígena.

O cacique Jaime Alves, 40 anos, exige a devolução das peças, vendidas nas ruas para sustento da pequena tribo acampada na Capital. Moradores na Agronomia e na Lomba do Pinheiro, os índios guardavam o artesanato no térreo do edifício inacabado, na Rua Marechal Floriano, junto à Praça XV.

Na sexta-feira, fiscais varreram o prédio, de 16 andares, chamado de QG do crime pelo secretário da Smic, Adeli Sell. Ao apreender produtos de camelôs, levaram o artesanato dos caingangues: chá de macela, bolas de cipó, estatuetas de animais, brincos, anéis, cintos, colares e outros artigos confeccionados em madeira, coco e bambu.

Dono maior do artesanato, o cacique Alves reclamou que as peças serviriam para alimentar sete crianças sob sua guarda. Vindo da reserva de Nonoai (Norte do Estado), Alves vende artesanato há 12 anos, no Centro e no Brique da Redenção.

A tia do cacique, Lourdes da Silva de Oliveira, 61 anos, ressaltou que 43 índios sobrevivem do comércio ambulante. Eles deixavam o material em depósitos, no Centro, porque andam de ônibus e queriam poupar o frete.

- O artesanato não está rendendo. Quando vendemos, são R$ 10 ou R$ 15 por dia, no máximo - disse Lourdes, que fraturou a perna há cinco meses e caminha com muletas.

Os caingangues pediram ajuda ao Conselho Estadual para o Índio. O coordenador da entidade, Luiz Carlos Machado, disse que tenta obter a devolução do artesanato desde sexta-feira, sem êxito. Na segunda-feira, enviou ofício à Smic, pedindo pressa:

- Achei uma insensibilidade para com um povo tão sofredor. Concordo que o secretário Adeli dê uma dura nas mercadorias importadas, mas não com o artesanato dos índios, feito por eles mesmos.

Polícia Civil investigará ilegalidades no edifício

Ontem, Sell reuniu-se com o secretário-adjunto da Justiça e da Segurança (SJS), Fábio Medina Osório, pedindo uma investigação sobre o que vem ocorrendo no edifício abandonado. O local se prestaria para depósito de mercadorias ilegais, abrigo de criminosos e venda de drogas.

Medina Osório disse que encaminhou o pedido da Smic para a chefia da Polícia Civil. Destacou que a SJS será parceira da prefeitura na repressão ao comércio de mercadorias piratas.

Sell e Medina Osório também cogitaram a criação de uma delegacia especializada no combate à pirataria, com a parceria do empresariado.

( nilson.mariano@zerohora.com.br )

Contraponto
O que diz Adeli Sell, secretário da Produção, Indústria e Comércio (Smic):
"Durante a apreensão, não havia como saber que bancas fechadas continham o artesanato dos índios. Esse é o ônus que eles pagam por deixar o material em um local ilegal. Vamos devolver nos próximos dias, o mais breve possível. Não temos pessoal suficiente para abrir as bancas apreendidas tão rapidamente. Não podemos resolver no mesmo dia, somos os responsáveis pelas mercadorias que estão em depósito."

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.