VOLTAR

Índios recebem vacinas do calendário anual

Seculodiário.com
Autor: Flávia Bernardes
25 de Abr de 2007

Os 2.591 índios Tupinikim e Guarani do Espírito Santo serão vacinados contra enfermidades imunopreveníveis nas áreas indígenas. A ação faz parte da V Semana de Vacinação das Américas, e vacinará os índios contra hepatite B, poliomelite oral, gripe, febre amarela, rotavírus, doenças pulmonares, meningite e gripe, entre outros.

As ações, iniciadas nesta semana através da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), deverão beneficiar os índios das 7 aldeias capixabas até o dia 7 de maio no Estado, mas vêm sendo realizadas simultaneamente em todo o País, na Argentina e no Paraguai.

O objetivo é garantir a prevenção e controle das enfermidades imunopreveníveis, como o tétano, sarampo, rubéola, caxumba, poliomielite, febre amarela, hepatite A e B, varicela, gripes, entre outras.

A informação é que deverão, principalmente, ser vacinadas as crianças, mulheres em idade fértil e adultos maiores de 60 anos. Contudo, todos os índios poderão ser vacinados.

Ao todo, o Espírito Santo atende, com seu sistema imunológico, atualmente, 80% das crianças menores de um ano contra poliomielite oral. Sessenta e oito por cento das crianças de um a quatro anos também estão protegidas contra a poliomielite oral. As vacinas contra hepatite B já protegem 92% das crianças entre um e quatro anos e 64% das mulheres em idade fértil.

A gripe influenza, que pode levar à pneumonia, também vem sendo combatida. A informação é que a vacina contra esta doença já foi aplicada em 36% dos indígenas com mais de 60 anos.

Os índios serão vacinados por profissionais de saúde, entre enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem e agentes indígenas de saúde que irão atuar em quatro unidades de saúde localizadas nas aldeias de Pau Brasil, Caieiras Velha e Boa Esperança, em Aracruz, e Comboios, em Linhares.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.