VOLTAR

Índios recebem cartão do Renda Mínima

JT, Cidade, p. A7
23 de Mar de 2004

Índios recebem cartão do Renda Mínima

Mariana Pinto

Índios de duas aldeias de Parelheiros, no extremo sul da Capital, receberam ontem cartões do Programa Renda Mínima, da Secretaria do Desenvolvimento, Trabalho e Solidariedade do município. Aproximadamente 45 famílias foram beneficiadas.
De acordo com a assessoria de imprensa da secretaria, 100 famílias da região já recebem o benefício há 16 meses. Têm direito a participar do programa famílias com renda inferior a meio salário mínimo por pessoa e que tenham filhos de zero a 15 anos. As crianças com mais de sete anos devem freqüentar a escola para os pais receberem a bolsa, cedida mensalmente. No caso dos índios, o colégio pode ser substituído por atividades culturais.
Segundo a assessoria de imprensa, o Renda Mínima já atende 200 mil famílias na Cidade. Ontem, para receber o benefício, os índios das aldeias Krukutus e Morro da Saudade tiveram de andar uma hora de ônibus até a agência do Banco do Brasil mais próxima, na Avenida Interlagos, Zona Sul.
Na próxima sexta-feira, 35 famílias de duas aldeias do Jaraguá, Zona Oeste, receberão pela primeira vez o cartões do programa. Com isso, a a secretaria irá estender o Renda Mínima a todas as famílias Guarani da Cidade que atendam aos critérios da bolsa.
De acordo com a assessoria de imprensa, os resultados positivos do Renda Mínima nas aldeias são visíveis. Em outubro do ano passado, os índios da aldeia Barragem, por exemplo, compraram com o dinheiro cedido sementes e insumos para a lavoura.
Muitos também usam a renda extra na compra de material para artesanato.

JT, 23/03/2004, Cidade, p. A7

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.