VOLTAR

Índios querem que escombros virem Casa de Saúde em Porto Velho

Rondonotícias
Autor: ROCCO EDUARDO
28 de Jul de 2007

Há mais de um ano que a população indígena da região está na intrigante esperança de finalmente ter concluída a sonhada Casa da Saúde do Índio em Porto Velho - Rondônia. O único vestígio do que seria o prédio para as instalações da casa de saúde, é uma grande placa na Avenida José Vieira Caúla, com a Avenida Andréia, no Bairro Esperança, pelo valor de R$ 612.745,93 centavos.

O empreendimento deveria ser inaugurado em abril do ano passado, mas nada disso aconteceu. Em vez disso, o local está ermo, cheio de mato, e com um vazio que dói nas mentes dos milhares de índios que poderiam ser atendidos naquele lugar ausente.

Apenas vestígios e ruínas tristes são o indicador de que aquilo poderia ser um dia a Casa de Saúde do Índio. Tudo significa descaso e revolta para os indígenas que tentam entender o que aconteceu.

A coordenadora da ONG Kanindé, voltada para a defesa dos interesses indigenistas, Ivaneide Bandeira, determinou que a situação é absurda, e tenta comover as autoridades a retomar as obras paralisadas.

O coordenador regional da Funasa, que é responsável pelo investimento, Josafá Marreiros, explicou que as obras foram paralisadas porque a empresa vencedora da licitação não cumpriu com os prazos estabelecidos e não atendeu algumas cláusulas contratuais. "Por força da legislação tivemos que emperrar a obra", justificou.

A situação é de incerteza, pois os recursos para a obra, por causa do impasse, acabaram retornando para os cofres em Brasília. A Funasa, no entanto, garante que o processo licitátorio será reaberto, e as obras poderão ser recomeçadas até o final do ano.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.