VOLTAR

Índios querem enterrar Verón amanhã na Brasília do Sul

Campo Grande News-Campo Grande-MS
Autor: Maristela Brunetto
14 de Jan de 2003

Os índios guarani-caiuás pretendem enterrar o líder indígena Marcos Verón na fazenda Brasília do Sul, área considerada por eles como indígena, habitada por antepassados. Segundo o chefe do Núcleo da Funai (Fundação Nacional do Índio) em Dourados, Jonas Rosa, o enterro seria amanhã às 10h. Ele teme que ocorra novo confronto, lembrando que vai tentar contato com dono da área para ver a possibilidade.
Quando os índios ocuparam a fazenda, entre 1998 e outubro de 2001, uma criança foi enterrada na área, lembra o antropólogo da Divisão de Assuntos Fundiários da Funai, Alceu Cotia Mariz. Ele conta que logo depois que houve a retirada das famílias por determinação judicial, o dono da área mandou exumar o corpo e enterrá-lo no cemitério de Juti, cidade a cerca de 30 quilômetros da fazenda. Na época, lembra o antropólogo, a Funai tentou reverter o fato pela via judicial e não obteve sucesso.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.