VOLTAR

Índios querem a demarcação de suas terras

Correio Popular (Campinas - SP)
05 de Nov de 1988

Sessenta indios da aldeia Potiguara de Jacaré de São Domingos estao acampados na sede da Funai, em João Pessoa, e garan­tem que só abandonarão o local quan­do o órgão demarcar sua reserva - uma área equivalente a 28 mil hecta­res - e expulsar os latifundiários e seus pistoleiros que, segundo afirma­ram, estão invadindo gradativamente as suas terras. O movimento está sendo coordenado pelo cacique potiguara Domingos Barbosa dos Santos, que denunciou o clima de terror em que vivem, hoje, os indígenas que fta-Bitam a parte do litoral paraibano en­tre rio Tinto e baía da Tradição, dis­tante 60 quilômetros da Capital.
O problema, segundo o cacique potiguara, tem raizes históricas. Ele informou que as terras em que vivem os pqtiguaras foram demarcadas pela primeira vez no tempo do Império, quando José de Justo Araújo, engenheiro que trabalhava a serviço de D. Pedro II, reservou uma área de 56 mil hectaes para os índios. Ocorre que, segundo ele, o Exército confirmou a demarcação de 28 mil hecta­res, área que envolve o lugarejo co­nhecido por São Miguel, deixando pa­ra outra oportunidade a medição daoutra área, de igual tamanho, terras estas que circundam a localidade de Nossa Senhora dos Prazeres

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.