VOLTAR

Índios protestam e pedem por indenização em Aracruz, ES

G1 - www.g1.globo.com
28 de Set de 2015

Aproximadamente 200 índios bloquearam a ES 010 em Aracruz, no Norte do Espírito Santo, nesta semana. Eles pedem uma indenização por causa de um gasoduto que corta as terras indígenas. A via só foi liberada na noite desta quinta-feira (27).

Os índios das aldeias Piraquiaçu, Boa Esperança e Três Palmeiras usaram troncos e arvores para bloquear a via, na região de Santa Cruz. Eles também utilizaram marretas para fazer buracos em partes do asfalto.

"O gasoduto passa dentro da terra indigna e nos corremos o risco caso estoure. Por isso estamos aqui protestando", explicou o Cacique Nelson Carvalho.
Segundo a Fundação Nacional do Índio (Funai) a pista foi liberada após terem marcado uma reunião entre os índios, o Ministério Público Federal e a transportadora de gás associada da Petrobrás, que é responsável pela instalação do gasoduto.

A reunião será no dia 1 de setembro, e o objetivo é firmar um convênio de cooperação técnica para aplicar projetos de cunho social na área da educação, esporte, saúde, artesanato, geração de renda e alimentos nas aldeias.

http://g1.globo.com/espirito-santo/noticia/2015/08/indios-protestam-e-p…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.