VOLTAR

Índios prometem liberar estrada no Oeste de SC

Diário Catarinense-Florianópolis-SC
Autor: DARCI DEBONA
15 de Set de 2005

Acessos no interior de Seara e Paial foram fechados segunda

As estradas bloqueadas pelos índios kaingang e guarani, no interior de Seara e Paial, de segunda até ontem, devem ser liberadas hoje. A ação foi acertada em audiência presidida pelo juiz federal substituto de Concórdia, Daniel Raupp, com representantes da Funai, agricultores, prefeitos e indígenas.

O procurador da República Tiago Alzuguir Gutierrez, que participou do encontro, disse que está para ser publicada no dia 21 deste mês a portaria declaratória que amplia a área indígena de Toldo Pinhal. Os kaingang têm 880 hectares em Seara e reivindicam mais 4 mil, abrangendo também partes de Arvoredo e Paial.

Na noite de terça para quarta-feira, os indígenas, que já tinham montado três barreiras em estradas no interior de Seara, bloquearam o acesso de Paial a Chapecó. O dono da balsa que liga as duas cidades, Neuro Leiser, disse que, diariamente, 30 carros cruzam o Rio Irani pelo local. Universitários e veículos da prefeitura foram os mais prejudicados.

Mais protestos se portaria não for publicada

O prefeito de Paial, Adelmo Braatz, disse que o bloqueio aumentou a distância a Chapecó de 32 para 75 quilômetros, por um desvio em Seara. A diretora de Saúde, Lidaci Lopes Crominski, disse que uma criança que precisava fazer exame em Porto Alegre perdeu meia hora de viagem devido ao transtorno.

O cacique de Toldo Pinhal, Lauri Alves, disse que conversaria com a comunidade para liberar as estradas a partir de hoje. Os integrantes de outras aldeias que foram apoiar a mobilização devem retornar a seus municípios. Mas nova ação poderá ser desencadeada quarta-feira caso não se confirme a publicação da portaria.

O cacique de Toldo Chimbangue, Idalino Fernandes, que apoiou a mobilização, disse que não adianta a justiça adiar uma decisão que é inevitável. Ele afirmou que os índios estão lutando pelo que é deles.

- Não vamos desistir até que a justiça resolva a questão.

A desobstrução das estradas é um alívio para cerca de cem famílias do interior de Seara, que estavam "ilhadas" e não tinham mais como escoar a produção de leite

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.