VOLTAR

Índios prometem continuar com bloqueio até julgamento de ação

MS News
Autor: Milena Crestani e Hélio Filho
06 de Nov de 2006

Os indígenas terena da reserva Buriti, localizada entre os municípios de Sidrolândia e Dois Irmãos do Buriti, prometem permanecer com o bloqueio na BR-163, na saída para Cuiabá, em Campo Grande, até que a desembargadora Suzana Camargo do TRF (Tribunal Regional Federal) da 3ª Região em São Paulo, julgue a ação que pede que 15.110 hectares de terra sejam incorporados aos 2.090 que eles vivem atualmente.

Os índios entregaram a pauta com as reivindicações para a imprensa. Segundo o líder indígena Ageu Reginaldo, aproximadamente 3,8 mil índios vivem nos 2.090 hectares, entretanto, eles necessitam de mais espaço levando em consideração a taxa de crescimento de 1,4% ao ano.

Os indígenas vivem há três anos no local e alegam que o processo deveria ser julgado em agosto deste ano. Eles explicam ainda que laudos de estudos antropológicos comprovam que a terra é indígena.

Hoje o grupo de quase 4 mil indígenas vive no local de agricultura de subsistência com plantações de mandioca. Não há previsão de que horas os índios devam liberar a pista. O bloqueio ocorre em dois trechos da BR-163, com cerca de 20 metros de diferença entre cada. Galhos e pneus foram colocados no meio da pista.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.