VOLTAR

Índios preparam 'grande surpresa' para o presidente

O Estado de São Paulo (São Paulo-SP)
16 de Abr de 1977

O presidente da Funai, o general Ismarth Araújo de Oliveira revelou que dentre os preparativos de recepção que os 4 mil índios Terena ,do posto indígena de Taunay em Aquidauana, oferecerão ao presidente Geisel, há uma grande surpresa, que tanto a comunidade quanto a Funai preferem manter em segredo. Segundo Ismarth, o presidente sentirá que os recursos que o governo federal está aplicando não estão sendo destinados em vão, mas sim com o objetivo de melhorar a assistência e propiciar o desenvolvimento da comunidade indígena.
A notícia também traz informações da região de Itacarambi, na divisa de Minas Gerias com a Bahia, onde foi denunciado um conflito sangrento entre fazendeiros e índios Xacriabá. Segundo o delegado da polícia de Montes Claros, Abel Lobo Cordeiro, a situação se encontra sob controle, porém o problema não foi resolvido. Para ele, a resolução agora depende da Funai. O conflito entre os fazendeiros e as comunidades indígenas se repete periodicamente, pois a terra reivindicada pelos Xacriabá, com base em um documento de doação da época do Império, ainda não foi delimitada.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.