VOLTAR

Índios pedem ajuda de ministério

Diário Catarinense-Florianópolis-SC
28 de Fev de 2003

Índios Guarani da região do Morro dos Cavalos, em Palhoça, estiveram ontem no Ministério Público Federal (MPF) pedindo ajuda. Segundo representantes da tribo, a comunidade vizinha de Enseada do Brito está distribuindo panfletos com informações erradas sobre a demarcação das terras.

Nos folhetos, sem assinatura, está escrito que a demarcação vai favorecer a chegada de mais índios na região. "Estima-se que virão entre 5 mil e 10 mil índios do Uruguai, Paraguai, Argentina e outros estados do Brasil", cita o texto.

O pedido de regularização das terras foi feito em dezembro passado pela Funai. Desde então, a prefeitura de Palhoça e a Câmara de Vereadores do município estão unidas na tentativa de impugnar a demarcação. Eles alegam que o território atinge uma área de preservação permanente, e que nele existem mananciais de água responsáveis pelo abastecimento da comunidade de Enseada do Brito. "Não queremos a água de ninguém, só queremos um lugar para morar com segurança", afirma o cacique Artur Benite.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.