VOLTAR

Índios pataxós ocupam terreno da Brasil Colônia

A Tarde Online - www.atarde.com.br
Autor: Eduarda Toralles
04 de Jun de 2006

Cerca de trezentos índios pataxós da Aldeia de Cora Vermelha, no município de Santa Cruz Cabrália, ocuparam um terreno de aproximadamente vinte mil metros quadrados na margem da BR-367, a 800 km de Salvador. A invasão da área, que pertence à Brasil Colônia, ocorreu no início desta manhã de domingo, 04.

Os índios que ocuparam a área querem mais terras. De acordo com o cacique Aruã, falta área para os cinco mil indígenas que vivem na aldeia. "Não estamos conseguindo nem encontrar terreno para construir as casas cedidas pelo governo", afirmou o cacique. Ele revelou ainda que cerca de novecentas famílias vivem numa área de 77 hectares.

A terra indígena de Coroa Vermelha foi homologada com 1493 hectares, 827 deles destinados à preservação ambiental – Reserva da Jaqueira. O gerente da Brasil Colônia esteve na área e garantiu que entrará com o pedido de reintegração de posse, de acordo com o cacique Aruã. Os índios afirmam que não sairão mais do local.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.