VOLTAR

Índios passam a noite na Secretaria de Educação e fecham portões

G1- http://g1.globo.com
16 de Ago de 2016

Índios de 11 tribos de Pernambuco seguem ocupando, nesta terça-feira (16), a sede da Secretaria Estadual de Educação, no bairro da Várzea, Zona Oeste do Recife. Os portões do prédio foram fechados e os funcionários não estão tendo acesso ao local na manhã desta terça. A ocupação aconteceu na segunda (15), buscando chamar a atenção das autoridades para a situação das escolas públicas indígenas do estado, que, segundo o grupo, estão sucateadas.

Os índios querem ser recebidos pelo secretário de Educação, Frederico Amâncio, e pelo governador Paulo Câmara. "Nossa reivindicação é a política de transporte, a questão de criação da categoria do professor indígena, além de dialogar com o governador sobre as questões de assitência dos povos índigenas no estado dele", apontou a representante do grupo, Edilene Bezerra Pajeú.

Levantando cartazes, os indígenas entraram no prédio ainda na manhã da segunda. O grupo fez uma dança na área de convivência da secretaria. Desde então, eles permanecem no local. Os índios pedem a realização de concurso público para contratação de novos professores e melhor estrutura para as unidades de ensino.

Em nota divulgada na segunda (15), a Secretaria de Educação informou que os indígenas entregaram uma pauta de reivindicações no fim da tarde. O texto diz também que o órgão propôs uma reunião para discutir essa pauta, mas ainda não foi aceita. A secretaria ressaltou ainda que mantém o diálogo e que aguarda um novo posicionamento do movimento.

http://g1.globo.com/pernambuco/noticia/2016/08/indios-passam-noite-na-s…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.