VOLTAR

Índios ocupam sede do Dsei em Cuiabá para cobrar investimentos em saúde indígena e exoneração de coordenador

G1 https://g1.globo.com
14 de Mai de 2019

Índios da Associação Indígena do povo Enawenê Nawê, da Aldeia Halataikwa, em Brasnorte, a 580 km de Cuiabá, ocuparam a sede do Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei), em Cuiabá, nesta terça-feira (14) para cobrar a exoneração do coordenador Argon Norberto Hachmann e investimentos em saúde.

Cerca de 44 índios participam do ato. Segundo os funcionários do Dsei, os índios tomaram as chaves e o controle do portão e afirmaram que ninguém vai sair do local enquanto o Argon Norberto não aparecer para conversar com eles.

Funcionários do Distrito informaram que o coordenador já foi avisado sobre o ato, mas ainda não chegou ao local. A Polícia Militar está monitorando o prédio.

Os indígenas alegam que faltam investimentos nas aldeias e cobram a construção de um Centro de Apoio ao Índio na região onde moram. Além disso, eles afirmam que a saúde está precária e falta profissionais qualificados para atender os indígenas.

"Tem gente doente na aldeia. Faltam remédios, atendimento, qualidade profissional. O coordenador colocou profissionais da saúde que não têm experiência com índios", declarou um dos manifestantes, que não quis se identificar.

Ele contou que o povo da Aldeia Halataikwa já encaminhou um documento para Brasília expondo a insatisfação com as atitudes adotadas pelo atual coordenador e solicitando a exoneração dele.

"O coordenador prometeu várias coisas ao nosso povo e não cumpriu. Eles não sabem trabalhar com o índio, não sabem como nós vivemos nas aldeias. Não queremos brigar, queremos apenas conversar e reivindicar nossos direitos", ressaltou.

https://g1.globo.com/mt/mato-grosso/noticia/2019/05/14/indios-ocupam-se…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.