VOLTAR

Índios ocupam porto da ARACRUZ e interrompem operações

Yahoo Notícias
12 de Dez de 2006

Cerca de cem índios interromperam nesta terça-feira exportações da Aracruz, uma das maiores fabricantes mundiais de celulose, depois de ocuparem um importante porto para exigir terras de posse da empresa.

O porto Portocel, no Espírito Santo foi forçado a parar as operações, de acordo com uma porta-voz da empresa.

A ocupação pacífica é parte de uma disputa entre os indígenas e a Aracruz por 42 quilômetros quadrados, ou 11 mil hectares, de área.

Os índios alegam ter direitos ancestrais ao território, mas a Aracruz, dona dos direitos legais, produziu estudos antropológicos para contestar as exigências dos indígenas.

A Aracruz, a maior produtora mundial de celulose extraída de eucalipto, é dona de milhares de hectares na região onde são muitas as árvores desse tipo.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.