VOLTAR

Índios ocupam fazenda na divisa do MS

Estado do Paraná-Curitiba-PR
03 de Jul de 2001

Os índios guaranis-kaiowás voltaram a invadir fazendas no extremo sul de Mato Grosso do Sul. Eles reivindicam uma área com mais de um milhão de hectares. Desta vez foi a Fazenda Iporã, localizada na Rodovia MS-295, em Paranhos, divisa com o Paraguai. Cinqüenta famílias indígenas da aldeia Corã, tomaram a propriedade e o imóvel principal.
A denúncia de invasão foi feita ontem pela manhã no destacamento da Polícia Militar da cidade pelo administrador da fazenda, Roberto Machado Dias. Ela foi ocupada sábado e outras estão sob ameaças dos guaranis-kaiowás. Eles afirmam que essa última invasão é continuação das iniciadas no dia 19 de abril de 1999, Dia Nacional do Índio, quando ocuparam uma fazenda e oito chácaras em Paranhos, onde estão até agora.
Segundo o Movimento Nacional dos Produtores (MNP), os índios são responsáveis pela invasão de dez áreas no Estado.Levantamento realizado pelo Conselho Indigenista Missionário (Cimi), com sede em Campo Grande, mostra que as áreas mais violentas são nas aldeias situadas em limites de fazendas. Entre elas estão Lima Campo, em Ponta Porã, Kokuy Mosqueteira em Antônio João, Cerro Marangatu também em Antônio João, Taquará em Juty e Uiraruka em Caarapó. Os índios reivindicam a demarcação imediata de suas áreas.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.