VOLTAR

Índios no plenário do STF

JB, País, p. A7
29 de Abr de 2005

Índios no plenário do STF

Luiz Orlando Carneiro

O Supremo Tribunal Federal abriu ontem exceção para um pequeno grupo de índios xucuru, da reserva de Pesqueira (PE), assistir ao julgamento de um mandado de segurança em que tinham interesse. Ao contrário dos ''civilizados'', que só são admitidos nas sessões do tribunal de terno (ou blazer) e gravata, os índios aboletaram-se nas poltronas do plenário bem à vontade: sem camisa, de calças jeans e exibindo seus cocares.

Os índios saíram satisfeitos. Por maioria - vencido o ministro Marco Aurélio - o STF rejeitou o mandado de segurança de um ex-proprietário de terras na reserva de mais de 20 mil hectares, cujo decreto de homologação foi assinado pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, em 1996.

JB, 29/04/2005, País, p. A7

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.