VOLTAR

Índios não permitem retirada de gerador de energia em Maturuca

Folha de Boa Vista - http://www.folhabv.com.br/
22 de Abr de 2010

Com o "aval" do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), indígenas da comunidade do Maturuca, na Raposa Serra do Sol, decidiram "ficar" com um gerador de energia elétrica pertencente a uma empresa privada de Manaus (AM), que foi instalado em caráter provisório na região, por ocasião da festa em comemoração ao Dia do Índio. Quando os funcionários da Cerr (Companhia Energética de Roraima) voltarem ao local, anteontem, para retirar os motores, os índios não permitiram a saída de uma máquina.

Apesar do impasse, não houve nenhum desentendimento entre os funcionários da companhia e os indígenas, que acabaram deixando um dos geradores no local.

Como os grupos geradores foram alugados de uma empresa em Manaus, exclusivamente para atender ao pedido dos indígenas para garantir o abastecimento durante a festa, a presidente da companhia, Conceição Escobar, disse à reportagem que, como ontem foi feriado, não tinha tomado conhecimento oficial da situação e que a questão será tratada hoje.

Afirmou que buscará um entendimento com os indígenas para que a Cerr coloque um gerador seu lá e traga o que foi alugado da empresa manaura para que seja devolvido.

Na segunda-feira, o presidente Lula pediu ao senador Romero Jucá e ao presidente da Funai, Márcio Meira, que conversassem com o governador Anchieta Júnior para a permanência da usina de eletricidade no local.

http://www.folhabv.com.br/fbv/noticia.php?id=84786

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.