VOLTAR

Índios não aceitam mudança para o Parque do Araguaia

O Globo (Rio de Janeiro-RJ)
07 de Mar de 1983

Os Javaé da aldeia Boto Velho, na Ilha do Bananal, estão ameaçados de serem transferidos de sua área de ocupação tradicional para o Parque do Araguaia por causa de estrada que passará por seu território.
O cacique João Javaé, representante das cerca de 60 pessoas que vivem em Boto Velho, viajou à Brasília para pedir ao Presidente da Funai, Coronel Paulo Leal, que intervisse em favor da comunidade indígena. Entretanto, a partir 1979 a área da aldeia não faz mais parte do Parque Indígena do Araguaia, pois, através de decreto, foi cedida ao IBDF para que fosse criada uma reserva florestal. Uma vez que a área não é mais considerada terra indígena, o Governo pode cortar a aldeia e retirar a população dali.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.