VOLTAR

Índios Munduruku são preparados para combater incêndios em terras indígenas

Site da Funai
Autor: (Ana Paula de Souza).
03 de Abr de 2003

Índios Munduruku da aldeia Pataquá, localizada no município de Manicoré (AM), estão desenvolvendo um projeto de brigada de incêndio. No ano de 2001, vinte índios Munduruku fizeram o curso de brigadista com o apoio do Ibama.

Segundo o cacique Natanael Rodrigues, os Munduruku têm desenvolvido esse projeto pelo fato de crescentes queimadas estarem acontecendo perto da aldeia. Os principais causadores de incêndio são os fazendeiros da região, que queimam pasto. Muitas vezes as queimadas fogem do controle e se transformam em grandes incêndios florestais.

Para os índios, os incêndios ocorrem com certa constância pelo fato de não existir uma coordenação que cuide deste assunto. Por isso, o cacique Natanael está pedindo apoio ao deputado federal Carlos Souza, do PL/AM, para que apresente uma emenda constitucional que crie, dentro da sede da Funai uma coordenação de brigada indígena.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.