VOLTAR

Índios montam tendas

Correio do Povo-Porto Alegre-RS
23 de dez de 2002

Como nos anos anteriores, os índios Caingangues voltaram a acampar na rodovia entre Capão Novo e Tramandaí. São cerca de 18 famílias vindas de Nonoai, com muitas crianças pequenas, que desejam complementar seu sustento com a venda de artesanato. 'O verão é uma oportunidade de manter nossa tradição e de ganhar dinheiro para comprar alimentos', justificou Jeremias Eufrásio, que vem ao Litoral pela segunda vez.
Pela quarta oportunidade acampado, o tio de Jeremias, Darci Salvador, que só se comunica no idioma caingangue, pediu para o sobrinho explicar que eles não vivem somente dessa forma. 'Nós moramos na roça e, quando a gente vem para a praia, plantamos a semente para colher na volta', esclareceu. O grupo de índios, que vive em tendas improvisadas com lonas, vendem sacolas, cestas e objetos decorativos feitos de taquara e cipós, trazidos da aldeia.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.