VOLTAR

Índios mantém bloqueio na linha da Vale em Resplendor

Jornal Vale do Aço-Vale do Rio Doce-MG
02 de Dez de 2005

Uma manifestação dos índios de três aldeias Krenak parou os trens de carga da Companhia Vale do Rio Doce. Desde ontem eles mantém bloqueada a linha em Resplendor, impedindo a passagem dos veículos. Os trens de carga, segundo a Vale do Rio Doce, vão ficar parados até o fim da manifestação, que não tem data para terminar. Já o trem de passageiros está fazendo uma baldeação em Resplendor. Os passageiros estão sendo obrigados a embarcar em um ônibus pago pela CVDR até Governador Valadares, de onde seguem, de trem, para Belo Horizonte. A baldeação também ocorre com quem está viajando para Vitória, no Espírito Santo.
O protesto dos Krenak é contra as obras da usina hidrelétrica na região, entretanto, o consórcio da usina hidrelétrica de Aimorés informou que foram feitos estudos de impacto ambiental antes da execução da obra e que não há risco para a Reserva Krenak.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.