VOLTAR

Índios mantêm bloqueio

Correio do Povo-Porto Alegre-RS
27 de Jun de 2002

Os índios caingangues da Reserva de Votouro mantêm fechado o bloqueio da RS 487. Eles fecharam a estrada no km 22, dentro da reserva indígena, na manhã da última terça-feira, a 5 quilômetros de Faxinalzinho, porém dentro do território do município de Benjamin Constant do Sul, localizado a 70 quilômetros de Erechim, no Alto Uruguai. O grupo exige que técnicos da Funai realizem a demarcação da área indígena.
Até o final da tarde de ontem a Funai não havia atendido a reivindicação dos índios, que trancaram a estrada com troncos de árvores, galhos e pedras. Somente é permitida a passagem de ambulâncias e veículos de transporte escolar. Policiais militares fazem a segurança na área. Quem precisa sair de Erechim, seguindo pela RS 487, é orientado a seguir pela RST 480 até o porto de Goio-En, subindo por Nonoai. O desvio aumenta a viagem até Faxinalzinho em cerca de 40 quilômetros.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.