VOLTAR

Índios manifestam insatisfação com invasão da Funai

Folha de São Paulo (São Paulo/SP)
26 de Jun de 1983

Uma notícia permeada por artigo de opinião expõe sobre a ocupação xavante da sede da Funai em Brasília. Interpreta-se a situação como expressão da insatisfação que vem caracterizando as relações entre o órgão tutor e as lideranças indígenas de todo o país, que reivindicam providências para demarcação de terras, assistência à saúde, educação ou projetos para desenvolvimento das comunidades.

Segundo o artigo, a Funai estaria buscando "insulfladores" - como Mário Juruna e a Cimi - uma vez que não admitem que os índios, de qualquer tribo, possam planejar sozinhos um ataque sem interferência externa.

Há, por fim, informações de que representantes de tribos indígenas estariam à caminho de Brasília em apoio ao presidente da Funai, denunciando Juruna, que teme um confronto entre índios.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.