VOLTAR

Índios lutam por fazenda em Alagoas

Jornal de Brasília (Brasília - DF)
05 de dez de 1979

Índios Xukuru-Kariri invadem a fazenda Cafuna, em Palmeira dos Índios (AL), para se apossar de terras que alegam ser donos. O cacique do grupo afirma que os índios, inclusive as crianças, preferem morrer a entregar as terras.
Em Aracaju, será realizado um protesto contra a decisão, da juíza da Comarca de Porto da Folha, de ordenar que caboclos descendentes dos Xokó deixassem a Ilha de São Pedro.
No Paraná, cinquenta e nove famílias de posseiros, que ocupavam terras indígenas no norte do estado, foram transferidas a outras áreas. As famílias deverão receber financiamento para novas lavouras. Os posseiros, em sua maioria, trabalhavam para fazendeiros que grilavam a reserva.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.