VOLTAR

Índios libertam jornalistas no Mato Grosso

Zero Hora - Porto Alegre - RS
26 de Mar de 2001

Os índios terena de Mato Grosso libertaram no início da tarde de ontem quatro jornalistas mantidos como reféns por mais de 20 horas.

As duas equipes – da TV Centro América, afiliada da Rede Globo, e da TV Cidade (SBT) –, foram liberadas com o compromisso da Fundação Nacional do Índio (Funai) e do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) de assentar os índios na Fazenda Mirandópolis, em Juscimeira, sul do Estado. Será criada uma reserva para os índios dissidentes da etnia terena do Mato Grosso do Sul.
Os jornalistas foram feitos reféns quando cobriam o segundo dia de interdição da BR-163, na divisa de Mato Grosso com Mato Grosso do Sul. Armados com flechas e bordunas, cerca de 20 índios os levaram para um acampamento.
Eles dormiram no chão, às margens da BR-163, e não se alimentaram bem. No final da manhã, o cacique terena Milton Rondon havia prometido não liberá-los. Mudou de opinião depois que a Funai se comprometeu em transferir as famílias a partir de hoje para a fazenda.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.