VOLTAR

Índios liberam reféns no Pará

Jornal do Brasil (Rio de Janeiro - RJ)
Autor: Nicolau Farah
29 de Set de 2000

Os 40 agentes do Ibama, da Polícia Federal e da Funai, que estavam retidos pelos índios em uma aldeia Kayapó, no sul do Pará, foram libertados. Eles faziam parte da Operação Xingu e fiscalizavam a retirada de mogno ilegal da terra indígena.

A Operação Xingu não foi bem sucedida. Os fiscais tiveram que acatar aos desejos dos Kaypó de ficarem com a madeira. Os índios alegam que a madeira é de propriedade deles e que os não índios não deveriam interferir no caso.

O Kayapó Megaron Txucarramãe, que pertence a outra terra indígena e subgrupo Kayapó, diz que os índios nunca precisaram explorar comercialmente recursos naturais para sobreviverem. Para ele, se o governo, retornasse para os índios, de alguma forma, uma parte do dinheiro arrecadado com o leilão das madeiras apreendia, a situação seria diferente.

A Operação Xingu corre o risco de não surtir impacto com os madeireiros. Até o momento nenhum foi presso.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.