VOLTAR

Índios liberam BR-163 mas bloqueio volta ainda na tarde desta terça-feira

Olhar Direito - http://www.olhardireto.com.br/
Autor: Priscilla Vilela e Alexandre Alves
15 de mar de 2011

A BR-163, no município de Santa Helena (620 km de Ciabá), foi liberada agora há pouco pelos índios da etnia Terena, que bloquearam a rodovia entre o município e Itaúba. Entretanto, o trecho deve voltar a ser bloqueado ainda na tarde de hoje (15) até que o pedido de implantação de uma coordenação técnica em Matupá e demarcação de terras seja atendido.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou, por meio de nota, que a liberação da estrada ocorreu após uma intensa negociação da Fundação Nacional do Índio (Funai) e representantes do grupo. Porém, o trecho volta ser bloqueado por volta das 16h e segue até que os pedidos da etnia sejam atendidos pela Funai.

Os Terenas são de uma aldeia de Matupá e reclamam que a distância para a unidade mais próxima, que fica em Colíder, prejudica a comunidade indígena. Um dos indígenas informa que outras aldeias da região estão sendo convocadas a participar do movimento indígena.

http://www.olhardireto.com.br/noticias/exibir.asp?edt=25&id=164694

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.