VOLTAR

Índios levam seu apelo à Vila Nova

Correio do Povo-Porto Alegre-RS
16 de Nov de 2001

Crianças mbiá-guaranis apresentaram-se ontem na Festa do Pêssego, pedindo ao Estado mais atenção

Pequenos indígenas de Palmares do Sul dançaram e cantaram no palco da festa

Com um apelo para que o governo do Estado dê atenção às tribos indígenas no Rio Grande do Sul, crianças da tribo mbiá-guarani da aldeia Irapu, de Palmares do Sul, se apresentaram ontem à tarde no palco da 17ª Festa do Pêssego na Vila Nova, em Porto Alegre.
O grupo de dança Jardim Vila Nova e músicos peruanos também fizeram shows. Com idade entre seis e 13 anos, oito índios cantaram e dançaram para a platéia. Dança religiosa é costume na aldeia, onde crianças se reúnem nos finais de tarde e se apresentam para o pajé.
A Festa do Pêssego comercializou dez toneladas da fruta no primeiro final de semana, quando sete mil pessoas visitaram o local. A feira tem 14 bancas de produtores que oferecem oito variedades de pêssego, nectarina, flores, mel e produtos da agroindústria familiar. A festa, que acontece no Centro de Eventos Rurais da Vila Nova (avenida João Salomoni, em frente ao no 1345), termina dia 25 e o horário de funcionamento é das 9h às 20h.
Além das frutas, há mostras de artesanato e bancas com lanches e peixes da Ilha da Pintada. O Escritório de Turismo promove nos dias 17, 18, 24 e 25 visitas orientadas por guias. O local de saída dos passeios é na avenida Borges de Medeiros, ao lado do Banrisul. Mais informações sobre o evento e visitas pelo telefone 0800-517686.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.