VOLTAR

Índios Kiriri desocupam escritório da Codevasf em Barreiras

Correio (BA) - http://www.correio24horas.com.br/
16 de Dez de 2010

Eles reivindicam a posse de uma área de 126 hectares onde foi instalado projeto da companhia

Cerca de 20 índios da tribo Kiriri, em Ibotirama, desocuparam o prédio do escritório da Companhia de Desenvolvimento dos Rios São Francisco e Parnaíba (Codevasf) na noite desta quarta-feira (15). Eles reivindicam uma área de 126 hectares que ficam no entorno do perímetro irrigado de um projeto da companhia.

Os índios alegam que a região teria sido invadida pelos atuais proprietários dos lotes que fazem parte do projeto Barreiras Norte, da Codevasf.

Segundo dirigentes da Codevasf, a área foi doada pelo antigo dono da terra há mais de 40 anos ao Ministério da Agricultura, que repassou a terra para a Funai (Fundação Nacional do Índio). Ainda de acordo com a Codevasf, os proprietários que estão na área já haviam conseguido na justiça uma liminar que assegura a eles o direito de ficar na terra.

O cacique da tribo Kariri não soube informar se a Funai vai entrar com recurso para derrubar a liminar judicial. Após reunião com o gerente do escritório da Codevasf, eles foram encaminhados a um galpão da companhia, a cerca de 13 quilômetros de Barreiras.

http://www.correio24horas.com.br/noticias/detalhes/detalhes-1/artigo/in…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.