VOLTAR

Índios Kaiapós terão percentual de 5% sobre total de ouro

A Província do Pará (Belém - PA)
31 de mai de 1985

O secretário-geral do Ministério do Interior, o paraense Murilo Vasconcelos, assegurou que está garantindo um percentual de 5% para os índios Kayapó, sobre o total de ouro retirado do garimpo de Maria Bonita, na reserva kayapó, no sul do Pará, que gerou problemas entre índios e garimpeiros. E reafirmou que os garimpeiros deverão sair da reserva quando o processo de demarcação estiver concluído.

A notícia menciona também que o sertanista Apoena Meireles, superintendente da Funai, acompanhado do delegado regional do mesmo órgão, Salomão Santos, irá tomar as providências necessárias para instalar uma ajudância em Tucumã que irá coordenar toda a fiscalização dos garimpos em terras indígenas e prestar assistência à Nação Kayapó.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.