VOLTAR

Índios Kaiapó fazem empresário de refém

O Liberal-Belém-PA
08 de Mai de 2003

Índios Kaiapó, da aldeia Aúkre, invadem hotel em Tucumã, no sul do Pará e prendem um empresário que comprou castanha e não pagou.

Segundo informou a FUNAI, cerca de 30 índios invadiram o hotel no centro da cidade, onde estava hospedado o empresário Divino Bento de Araújo. Ele foi amarrado e está refém dos índios desde as 7h da manhã de hoje.

De acordo com a FUNAI, o empresário teria comprado na aldeia 300 sacas de castanha do Pará, avaliadas em quase R$ 7.700 mil. A produção seria vendida às exportadoras de Belém, mas o dinheiro que era para ser usado no pagamento da castanha foi depositado na conta de um supermercado da cidade onde o empresário teria uma dívida de quase R$100 mil.

A FUNAI de Marabá está negociando com os guerreiros Kaiapó a liberação de Divino Bento, mas os índios dizem que só liberam o empresário quando a dívida for paga.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.