VOLTAR

Índios kaiapó de MT vão produzir óleo de castanha para exportação

Midianews-Cuiabá-MT
30 de Out de 2001

Nos próximos dias será iniciado curso de capacitação para aproximadamente 60 índios Kaiapó Mekragnotire na aldeia Kubenkokre. Ela está localizada na Terra Indígena Mekragnotiri ligada a Administração Reginal da Funai em Colider, norte de Mato Grosso.

Na área indígena de 4.914.254 hectares localizada no município de Peixoto de Azevedo vivem aproximandamente 500 índios das etnias mengra, merari, tikaiapó e mekragno.

O curso de capacitação faz parte do projeto de beneficiamento de óleo de castanha que visa ensinar aos índios o manuseio e a fabricação do óleo que servirá para o uso doméstico e o excedente será exportado para Europa.

O projeto foi desenvolvido pela Funai que já providenciou o transporte aéreo de máquinas pesadas para a aldeia, entre elas prensas, e quebradeiras de castanha.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.