VOLTAR

Índios Kadiwéus na campanha contra queimadas

Gazeta Mercantil- MT
Autor: Paulo Yafusso
06 de Jul de 2001

Pela primeira vez em dois anos de trabalho de combate e prevenção às queimadas, a organização não-governamental Conservation International conseguiu envolver os índios Kadwéus nas ações a serem desenvolvidas. De hoje a domingo, técnicos de entidades ambientalistas e governamentais discutirão com eles a importância de evitar os incêndios florestais. A ONG investe R$ 37 mil em campanha publicitária contra a prática das queimadas.A campanha foi lançada ontem em Campo Grande.
A programação na aldeia começa hoje, com um levantamento da situação. No sábado e domingo, os técnicos demonstram aos índios as técnicas de combate ao fogo em matas.
Segundo informou Érika Guimarães, as ações a serem desenvolvidas na área da reserva, localizada na região de Bodoquena (município localizado a 251 quilômetros de Campo Grande) são importantes por ser a propriedade dos Kadwéus extensa e por estar próxima ao recém criado Parque da Serra da Bodoquena. O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) elaborou uma cartilha traduzida para a língua kadwéu.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.