VOLTAR

ÍNDIOS ISOLADOS SERÃO VISITADOS PELO PROJETO DE PROTEÇÃO E FISCALIZAÇÃO

Foirn-São Gabriel da Cachoeira-AM
11 de Mar de 2005

Com o objetivo principal de garantir o usufruto exclusivo dos povos indígenas do rio Negro das terras que tradicionalmente ocupam, a equipe de Proteção e Fiscalização da FOIRN estará se deslocando entre os dias 14 a 21/03 para a Terra Indígena Alto Rio Negro, visitando uma área remota chamada Morro da Acutiwaia, localizado na região do rio Castanho afluente do rio Tiquié. Essa é uma região com acesso bastante difícil e isolado, caracteriza-se pela existência de uma aldeia de índios Yepamasã, que somam três malocas e 6 famílias que ainda preservam os modos de vida tradicionais de séculos. A chegada da equipe nesta região será difícil, como na primeira vez em junho de 2004. Porém desta vez os índios da região estarão auxiliando a caminhada da equipe para esta aldeia. No caminho foram feitos feitos "varadouros" para facilitar o acesso na aldeia.

A equipe é composta por Denivaldo Cruz - Coord. do Projeto; Afonso Machado e Antonio Lima que são membros integrantes da COITUA. O objetivo desta viagem é de instalar equipamentos de radiofonia para facilitar a comunicação com as 123 estações de radiofonia que agregam a rede de comunicação da FOIRN e o fortalecimento da aldeia, que para Denivaldo Cruz é uma das maiores dificuldades que os índios enfrentam assim como assistência a saúde que é dificultada pelo difícil acesso e pela distância.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.