VOLTAR

Índios isolados em perigo

CB, Brasil, p. 10
19 de Jan de 2007

Índios isolados em perigo

Há muito mais grupos indígenas ainda isolados na Amazônia do que se pensava, mas eles correm risco de extinção devido à ação de madeireiros e garimpeiros. Um relatório da Funai, ao qual a Agência Reuters teve acesso, estima que cerca de 67 grupos indígenas vivem em completo isolamento. Até então, achava-se que seriam cerca de 40. "Com a taxa de destruição na Amazônia, é incrível que ainda tenha sobrado algum povo isolado", disse Fiona Watson, coordenadora de campanhas da ONG Survival International.

A Funai analisou velhas e novas descobertas de pegadas, choças abandonadas e outros sinais de vida humana no meio da mata. "Ainda há vastas áreas inexploradas e novas indicações (de grupos indígenas)", disse Marcelo dos Santos, chefe do Departamento de Índios Isolados.

Segundo Watson, é possível que o Brasil tenha o maior número de tribos jamais contatadas em todo o mundo. Com poucas exceções, a maioria dessas tribos ainda vive como antes da chegada dos portugueses ao Brasil, caçando com zarabatanas, arcos e flechas.

De acordo com antropólogos, a maioria desses índios isolados, porém, sabe da existência do homem branco e até já tiveram encontros acidentais, mas preferem ficar escondidos. Nesta semana, a PF e o Ibama devem retirar centenas de grileiros que ocuparam o território indígena dos uru-eu-uau-uaus em Rondônia.

CB, 19/01/2007, Brasil, p. 10

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.