VOLTAR

Índios invadem sede da Funai de Atalaia do Norte

Folha de S. Paulo-São Paulo-SP
03 de Fev de 2005

Vinte lideranças indígenas invadiram hoje a sede da Funai de Atalaia do Norte (1.138 km a oeste de Manaus), no Amazonas. Os índios expulsaram sete funcionários, incluindo o administrador substituto, Francisco Carlos.

Por telefone, o índio César Nahuá Maiuruna disse que as lideranças só sairão da sede quando a Funai (Fundação Nacional do Índio) exonerar o administrador Armando Souza Filho, que está no cargo desde dezembro.

Souza Filho assumiu o cargo no lugar de Gilmar Costa, que foi expulso em dezembro por líderes indígenas ligados ao Civaja (Conselho Indígena do Vale do Javari). Os índios maiurunas não aceitam a intervenção do Civaja na Funai.

No município de São Gabriel da Cachoeira (858 km de Manaus), o administrador Henrique Vaz, índio dessana, foi notificado por organizações indígenas que a sede pode ser invadida a qualquer momento.

A Funai não se pronunciou sobre a invasão à sede da instituição em Atalaia do Norte e a ameaça de indígenas em invadir o prédio do órgão em São Gabriel da Cachoeira.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.