VOLTAR

Índios invadem prefeitura em protesto no MT

Ambiente Brasil
06 de Mar de 2008

Cerca de 50 índios da etnia kaiapó, do Parque Nacional Indígena do Xingu, invadiram na quarta-feira (5) a prefeitura de Colíder, no norte de Mato Grosso, em protesto contra o fechamento do único aeroporto do município. A suspensão de pousos e decolagens ocorre desde o dia 27 de fevereiro, por determinação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Até o começo da noite, o prédio continuava ocupado. Segundo os líderes da ocupação, os caciques Raoni e Megaron Txukarramãe, as etnias do Xingu podem ser prejudicadas no abastecimento de alimentos e remédios.

A pista era utilizada pela Fundação Nacional do Índio (Funai) para fazer o transporte de alimentos e remédios. A Anac fechou o aeroporto por apresentar irregularidades na estrutura da pista, como buracos, má localização e declives inadequados para o pouso e decolagens de aeronaves. O prefeito de Colíder, Celso Banaseski (DEM), informou que vai se reunir com o governador de Mato Grosso, Blairo Maggi (PR), para obter recursos a fim de adequar a pista às exigências da Anac. (Estadão Online)

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.