VOLTAR

Índios invadem fazendas em reserva

Jornal do Brasil-Rio de Janeiro-RJ
Autor: Hugo Marques
28 de Ago de 2003

O ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, intermediou diretamente a crise envolvendo índios terena, no Mato Grosso do Sul, que invadiram três fazendas esta semana no Estado. Outras oito já estavam ocupadas pelos índios. Todas se situam na Reserva Buriti, dos terena.
O presidente da Funai, Antônio Pereira Neto, informou que o governo federal fará um levantamento para indenizar as benfeitorias dos fazendeiros na área indígena. A solução saiu depois de reunião do ministro com o administrador regional da Funai, Márcio Justino, e o chefe de posto de Buriti, Jorge Antônio Neves.

A reunião começou mal. Neves entrou dizendo ter sido demitido. Na saída, nada falou sobre o assunto.

Segundo Márcio Justino, o ministro determinou o cumprimento de decisões judiciais na área de conflito e pediu para a equipe da Funai que faça todos os esforços a fim de evitar novas invasões, até que tudo esteja resolvido

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.