VOLTAR

Índios insinuam que podem agir para expulsar arrozeiros

Folha on line
11 de Abr de 2008

Índios insinuam que podem agir para expulsar arrozeiros

Da agência Folha

Um dia após o Supremo suspender a operação para a retirada da população não-índia da Raposa/Serra do Sol, documento divulgado pelo CIR (Conselho Indígena de Roraima) insinua que os índios favoráveis à expulsão dos arrozeiros podem agir para retirá-los da área.
"Chega de sofrimento, já esperamos demais. Tivemos calma, muita paciência e confiança nas autoridades, mas agora basta. Independentemente das autoridades, podemos decidir sobre nosso futuro e tomar providências, com a união do nosso povo, na desintrusão dos invasores de nossa terra", diz o texto.
A nota "A luta continua até o último índio" afirma que "repudia a atitude do governo do Estado, que prefere sacas de arroz em detrimento da vida de 18.992 índios".
Questionado sobre a possibilidade de um confronto entre o grupo que defende a retirada e o que se recusa a deixar a Raposa/Serra do Sol, o coordenador do CIR, Dionito de Souza, disse que isso pode ocorrer. "Se a lei não funcionar, vamos ter que fazer isso [tentar retirar à força os habitantes não-índios]."

Folha on line, 11/04/2008

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.